OS CONCURSOS TRADICIONAIS

19 jun

Vou dividir este tema em dois posts porque este assunto é sempre polêmico, mas que nunca discuti aqui porque tenho um posicionamento muito parcial sobre os concursos tradicionais da Dança do Ventre e a forma como são organizados.

Já participei de alguns no decorrer desses anos. Ganhei um título não muito expressivo e todos os outros em que participei me trouxeram péssima impressão. Por que:

1- Há quantidade ilimitada de participantes: os organizadores extrapolam o número de inscrições sem se preocupar com o público, com as bailarinas que ficam aguardando e com o jurados que devem ficar louquinhos e acabam se perdendo nos critérios de avaliação. Para ilustrar, o primeiro concurso em que eu participei, ainda totalmente amadora,  eram 40 concorrentes, sendo que o tempo limite de cada apresentção era de 10min. Eu fui a 38ª. Conclusão: quando entrei pra dançar um jurado já tinha ido embora e minha família estava dormindo na platéia, literalmente!

2- Os critérios de avaliação não são claros: como é possível haver comparação entre bailarinas se uma dança solo de percussão, outra dança pop, outra um classicão? Como comparar um grupo que dançou moderno com outro que dançou folclore? Outra ilustradinha: no meu último concurso, destinado às profissionais, uma concorrente dançou um solo de percussão, finalizou com caída turca, não conseguiu levantar, literalmente rolou no chão pra conseguir se erguer e pegou uma das primeiras colocações. Fiquei sem entender nada…

3- Sempre há esconde-esconde: acho que o mínimo que os organizadores devem fazer antes de qualquer concurso é divulgar quem serão os jurados. As bailarinas tem o direito de decidir se querem ser avaliadas por tal profissional ou não, se acham que a opinião dele vai lhes acrescentar algo. Isso é demonstrar respeito por quem está participando. Fora que nem sempre quem participa recebe a avaliação da sua dança ou fica a par da sua classificação. Isso é absurdo! Vai contra todo o propósito do evento, que é oferecer às bailarinas o feedback do seu desempenho.

4- As premiações são o ó: quase sempre são surpresa! E na maioria das vezes ou é cafona, tipo medalha, sabe? Ou então são prêmios de consolação que seria melhor passar sem… Por que os organizadores não aproveitam para contemplar as vencedoras com livros, cursos, fotos profissionais ou outras ferramentas que contribuam  efetivamente com o seu desenvolvimento?

5- E sempre há panelinhas… a Dança do Ventre ainda tem que caminhar muito pra atingir o mínimo de ética e imparcialidade entre os jurados e as concorrentes e entre as próprias participantes! Última ilustradinha: nesse mesmo último concurso, as juradas conheciam intimamente umas das participantes. Antes do show começar, elas ficaram tricotando e desejando boa sorte à concorrente e, no intervalo do show, foram dar os parabéns pelo seu desempenho. Preciso comentar a impressão que passou???

Acho que precisamos urgentemente reavaliar a relevância de participar desses concursos porque na maioria das vezes saimos frustradas e desiludidas, mesmo que acabemos com a medalhinha cafona no pescoço. Os resultados quase nunca são satisfatórios, mas quase sempre levam a nossa autoestima pro brejo…

10 Respostas to “OS CONCURSOS TRADICIONAIS”

  1. zahira junho 19, 2009 às 11:01 pm #

    Plaft! Plaft!
    Palmas! Adorei!
    Coisas que num concurso de dança convencional não existe… panelinhas e … cê sabe… há! Mas pelo menos uma ética, organização e profissionalização existe, e tem eventos dá orgulho de participar.
    Pena que na maioria deles não há a categoria dança do ventre, mas há o de danças folclóricas.

    bjos

  2. ket junho 20, 2009 às 4:27 am #

    Oie Layla!
    Bom, eu participo bastante de Festivais, mas são aqueles tipo regionais sabe? Não os concursos só de Dança do ventre. Talvez por isso, por competirmos com outros países, outras danças a coisa se torne menos ‘matadora’, naquele sentido mesquinho e vulgar q muitas vezes permeia os concursos só de bellydance…E é tbm uma delícia. De todos os festivas que participei nunca saí decepcionada nem com público, nem com concorrentes. t
    Tenho vontade de um dia participar de um desses concursos só de DV…mas não é só aqui que leio sobre esses detalhes não tão agradáveis…É ridículo, pra não dizer mais!

    bjoo grande!

  3. Amar el binnaz junho 20, 2009 às 11:01 am #

    Oi Layla. Muuuuuuuuuuito parabéns pelo post, vc realmente expressou a essência do concurso. Mas às vezes o feedback também não tem nada a ver sabe? Minhas alunas participaram de um aqui em Osasco que as juradas eram “superstars”. Quando as vi, falei… puxa que legal que são essas juradas!! Gostei.

    Na hora da apresentação a cara de KOOOO das juradas me impressionou. E mais ainda: o feedback totalmente contraditório! Enquanto uma deu 10 pra harmonia, a outra deu 4,5 e quando indaguei o porque do 4,5 pra jurada, vc respondeu meu e-mail? Não? Nem ela!!!

    Beijim

  4. Elaine junho 20, 2009 às 11:28 pm #

    Oi Layla, muito boas suas considerações, eu nunca participei de concurso e não gosto dessa filosofia, acho que estimula nosso pior.
    Acho meio inevitáveis esses probleminhas que vc comentou no formato atual dos concursos, é tudo muito amador, nem mesmo quem avalia está qualificado para isso, não basta entender de dança ou ser boa bailarina e professora para estar em um jurí, é necessário consciência do seu papel e postura de tal função e isso até hoje nunca vi.

  5. laylakhodair junho 22, 2009 às 7:19 pm #

    É verdade Si, às vezes eu fico babando nesses concursos tradicionais de outras modalidades, mas infelizmente eles não incluem Dança do Ventre. É uma pena!

    Bjos

  6. laylakhodair junho 22, 2009 às 7:21 pm #

    Oi Ket, vou tentar participar desses Festivais abertos que vc falou pra ver se a minha impressão muda porque os que são só de DV dão vergonha!

    Obrigada pela visitinha!

    Bjos

    • Ket junho 24, 2009 às 5:20 am #

      Participe sim ^^
      E eu, ainda participo de um destes que vcs estão acostumadas e trocamos opiniões \o
      Bjão! *te linkei*

  7. laylakhodair junho 22, 2009 às 7:26 pm #

    Verinha, esta falta de retorno por parte dos jurados e organizadores compromete toda a credibilidade do concurso e como eu disse no post, vai contra a razão dele existir!

    O que adianta a jurada ser uma superstar se ela não sabe argumentar sua opinião, não é mesmo?

    Bjos

  8. laylakhodair junho 22, 2009 às 7:28 pm #

    Elaine, vc tem toda razão! Eu nunca vi isso até hoje também.

    Por me sentir pressionada participei de uns 4 e todos eles foram decepcionantes…

    Bjos

  9. sandra junho 23, 2009 às 2:12 am #

    Adorei ver as manifestações aqui deixadas,Lalá!Parabéns! Vc mostra a que veio!Sua proposta de mudança,de humanização e respeito era o que faltava…o caminho é esse.Prossiga pois é o caminho…
    Bjks

Deixe um comentário